2022-08-08
Cabotagem e proximidade com dois portos atrai investimento de R$ 200 milhões para Itajaí

Complexo logístico de 80 mil quadrados, que vai abrigar novo entreposto da Zona Franca de Manaus, será primeiro no Sul do Brasil dentre os cinco já existentes em todo o país

O transporte de cabotagem e a intermodalidade do transporte rodoviário com os portos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, atraíram investimentos da empresa desenvolvedora imobiliária BRL Properties, na ordem de R$ 200 milhões, para a construção de um complexo logístico de 80 mil quadrados, que vai abrigar um novo entreposto da Zona Franca de Manaus, o primeiro no Sul do Brasil dentre os cinco já existentes. O entreposto funciona basicamente como um braço da Zona Franca de Manaus, por onde vão passar mercadorias fracionadas e reexpedidas para todo o território nacional, mas com a mesma isenção tributária que é aplicada no Estado do Amazonas.

Em conjunto com a BRL Properties, que é de Minas Gerais, a ZF-Log criou a base imobiliária via sistema BTS, para disponibilizar áreas de armazenagem adicionais, visando à expansão dos serviços de Zona Franca oferecidos pela Komlog Importação Ltda. Esse tipo de negócio envolve um contrato “built to suit” – um modelo de construção relativamente novo no Brasil, que consiste na edificação de um imóvel para atender ao que o locatário precisa, mediante um contrato de locação de longo prazo.

Sócio-diretor do grupo mineiro BRL Properties, o administrador de empresas Caio Paranhos informou que o imóvel foi projetado sob medida para a ZF-Log, com quem vai manter um contrato de aluguel por, no mínimo, 15 anos.“Decidimos investir em Itajaí por acreditar muito na região e por Santa Catarina ter dois dos portos mais movimentados do Brasil, o que tem atraído diversas empresas de todo o mundo para lá. A primeira fase do empreendimento, que tem 28 mil metros quadrados, deve ficar pronta em outubro deste ano. Inicialmente, a obra do centro logístico estava prevista para ser concluída em três anos, mas como o mercado está aquecido, pode ser que consigamos entregar bem antes desse prazo”, contou Paranhos à Portos e Navios.

O diretor da ZF-Log, José Antônio Homerich Valduga, explicou que, após um processo licitatório realizado pelo governo amazonense, a Komlog venceu o certame, obtendo permissão para explorar as operações do entreposto, de forma restrita ao município de Itajaí. Em conjunto com a BRL Properties, a ZF-Log representa a parte imobiliária da operação, contribuindo para a prestação de alguns serviços da Komlog.

Cumprimento de regras

Valduga relatou que o processo licitatório exige o cumprimento de diversas regras, que devem ser fielmente observadas pelo permissionário, que vão desde a disponibilidade própria ou por locação de um galpão de, no mínimo, 25 mil metros quadrados; suporte de seis toneladas por metro quadrado; área livre de 12 metros de pé direito; estrutura para atuação da administração fazendária; entre outros.

“Atualmente, o galpão um está em fase de conclusão, dentre os três que vão ser edificados. O centro logístico contará com área fechada de 75 mil metros quadrados, além de um centro administrativo, vestiários, restaurantes, apoio a caminhoneiros e um importante pátio de manobras e estacionamento. Cada galpão vai contar com 40 docas de atração para operações simultâneas”, detalhou Valduga, informando que o Fundo BRL Properties já desembolsou R$ 84 milhões do total de R$ 200 milhões.

Atrativos da região

“Hoje, Itajaí ostenta a condição de ter o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capta da região Sul do país, ou seja, trata-se de um município onde a geração de negócios e oportunidades é vibrante. Sua posição geográfica e a existência de dois portos, em margens opostas ao Rio Itajaí – um, em Navegantes e o outro, dentro de Itajaí –, fornecem uma atividade portuária de movimentação de cargas de altíssimo nível”, avaliou Valduga.

De acordo com ele, além das operações privadas propriamente ditas, os controles aduaneiros também merecem destaque pela técnica e velocidade com que as operações são realizadas, especialmente em razão da intermodalidade do transporte. “O município de Itajaí está ladeado por rodovias [federais e estaduais], como as BRs 101e 470, a Antônio Heil (SC-486) e a Jorge Lacerda (SC-412), que contribuem para o escoamento das mercadorias operadas por ali. Ainda predomina um elevado padrão de qualificação da mão de obra regional, que acaba por fechar todas as variáveis, que são somadas a essa alta taxa de atratividade para a realização de negócios na região”, salientou o diretor da ZF-Log.

Segundo ele, o sistema de cabotagem também é outro atrativo: “Os transportes de mercadorias, que chegam do Norte do Brasil pelo modal de cabotagem até o Sul do país, têm significativas reduções em seus custos logísticos. Além disso, toda a malha rodoviária que cerca a região oferece grande potencial de escoamento de mercadorias, além de elevados padrões de segurança, destacando-se níveis baixíssimos de roubos de cargas nas operações originárias desses portos [Porto do Itajaí e Porto de Navegantes]”.

Site: Portos e Navios – 08/08/2022


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