2022-04-06
Sepetiba Tecon percebe aumento na movimentação de cargas de projeto em diferentes segmentos

Terminal vê surgimento de novos projetos para áreas de O&G, energia e setor de máquinas e equipamentos. Desembarque de aproximadamente 60% de itens do Prosub rendeu medalha ‘Amigo da Marinha’ ao terminal.

O Sepetiba Tecon (RJ) tem percebido incremento na movimentação de cargas de projetos nos últimos meses. O terminal observa o surgimento de diversos projetos que estimularam o desenvolvimento de operações para as áreas de petróleo e gás, energia elétrica (geração, transmissão e distribuição), energia eólica e solar, além de fábricas (máquinas e equipamentos) de diferentes nichos da indústria. Outro destaque, de acordo com a empresa, são itens importados para a base naval da Marinha do Brasil que constrói submarinos, localizada em Itaguaí.

O terminal é responsável pelo desembarque de aproximadamente 60% de peças, máquinas e equipamentos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Na última semana, o Sepetiba Tecon recebeu a medalha ‘Amigo da Marinha’ do Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM) pelos serviços prestados à força naval. A condecoração anual homenageia empresas e personalidades que contribuem para manter a instituição forte, moderna e dotada dos meios necessários para defesa da soberania do país. Na cerimônia de entrega da medalha, o capitão de fragata e diretor do CDAM, Brunno Nunes da Costa Menezes, destacou os serviços prestados na importação de diversas cargas destinadas ao programa, que prevê a construção de quatro unidades de propulsão diesel-elétrica e outra de propulsão nuclear.

De acordo com a empresa, parte dos volumes movimentados ocorre periodicamente, com alguns casos de cargas sazonais — geralmente associadas às etapas do projeto em andamento pela Marinha. Como a maior parte das cargas é conteinerizada, não é necessário movimentação ou armazenagem especial, que abrange cargas fora do padrão, movimentação de/para balsas ou movimentação de grandes volumes. “Recebemos também cargas de projeto e cargas especiais, que são tratadas e planejadas caso a caso. Como temos excelente área de armazenagem disponível, temos facilidade em desenvolver operações especiais”, informou o terminal à Portos e Navios.

O Sepetiba Tecon avaliou que, além da proximidade com a base da Marinha em Itaguaí, o terminal conta com agilidade e qualidade na prestação dos serviços com diferenciais nesse tipo de logística, bem como acessos marítimo e terrestres, excelência no atendimento ao cliente e know-how para movimentação de cargas especiais. A administração do terminal tem perspectiva de continuidade da movimentação desse tipo de cargas em suas instalações. “Esses tipos de cargas fazem parte da nossa estratégia de atuação”, destacou em nota o Sepetiba Tecon.

Site: Portos e Navios – 06/04/2022


Voltar